Uma viagem dos confins do universo ao interior da Terra." É assim que Hernán Mostajo, historiador, idealizador e coordenador do Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Motejo, define a visita ao local, que fica em Itaara, distante 16 quilômetros de Santa Maria. Responsável por apresentar e explicar as atrações da casa, Mostajo diz que fez até curso de teatro para que a visita se torne mais dinâmica e humanista.
omo quem guia uma espaçonave capaz de viagens intergalácticas à velocidade da luz, Mostajo conduz com maestria as visitas guiadas no museu. Admirador de assuntos fantásticos, como astronomia e evolução da vida desde muito jovem, o historiador sabe o efeito que um roteiro instigante pode causar na criançada.
Criado em 24 de junho de 2001, hoje, o local conta com seis seções. A que desperta mais curiosidade entre todas é a seção de Ufologia, que traz casos famosos de avistamentos e propõe reflexões. Para Mostajo, o importante é fazer os visitantes pensar de onde vieram, que lugar ocupam e qual a sua importância dentro da grande cadeia que é a Terra.