A reportagem especial “Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho”, veiculada no programa “Jornada” e exibido na TV Justiça, se baseia no artigo 27 da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência (que estabelece que todos têm direito a oportunidades iguais de trabalho) para mostrar a situação das pessoas com esse tipo de deficiência no Brasil.
De acordo com a reportagem, apesar de o país ter uma legislação trabalhista, que favorece a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (seja através de cotas ou de subsídios para as empresas contratantes), a realidade ainda está muito distante disso.
A matéria revela ainda como a discriminação continua sendo uma barreira ao processo de inclusão social. E mostra que, apesar da legislação vigente que determina a reserva de vagas no mercado de trabalho, apenas 1% dos postos são ocupados por pessoas com deficiência intelectual, incluindo a Síndrome de Down.
Além da afronta aos direitos humanos, o empenho de instituições para a qualificação profissional, o interesse das pessoas com esse tipo de deficiência na busca por oportunidades e o processo de desenvolvimento estimulado durante o preparo para se tornarem aptas a conquistar um emprego também são abordados de forma humanizada na matéria.
Outros problemas, apontados pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down como justificativa para a baixa taxa de emprego, também são destacados, como a falta de apoio da família no processo de inclusão.
Além disso, a reportagem aborda como tem sido a batalha diária contra o preconceito e a briga judicial na Justiça Trabalhista para conter o desrespeito e garantir o cumprimento da legislação brasileira.
