Publicado por: Mariana Felippe, em: 2008-12-08 08:15:05
Visitas: 893
Downloads: 0
A cidade de São Paulo será novamente palco de uma das mais tradicionais festas da cultura negra brasileira. A 7ª edição da FEIRA CULTURAL PRETA acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, das 12h às 22h, no Palácio das Convenções do Anhembi, com shows da banda colombiana Chocquibtown, do cantor Walmir Borges e de Dona Ivone Lara.
Reconhecida por unir música, dança, moda, culinária, literatura, cinema e outros elementos da cultura negra em um só local, a FEIRA PRETA recebeu nos últimos seis anos mais de 57 mil visitantes. Em 2008, a expectativa é de que cerca de 16 mil pessoas acompanhem as atividades.
O tema desse ano é “Qual o espaço da cultura negra hoje?”, com especial participação feminina na programação. Artistas plásticas, escritoras, cineastas, religiosas, estilistas e dançarinas, entre outras representantes artísticas, estarão reunidas para celebrar a cultura afro-brasileira em uma verdadeira homenagem à mulher negra. “A estrutura da família afro-brasileira é matriarcal. São elas que sustentam a maioria dos oito milhões de afro-descendentes que estão na classe média. Acreditamos que a identidade da mulher negra passa por um processo de redefinição, rompendo barreiras que a limitam a determinados espaços e se redescobrindo como cidadã, contra todos os paradigmas pré-estabelecidos”, afirma Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta.
Teatro, rodas de dança interativa e de samba e oficinas de reciclagem, de máscaras africanas, tambores e de hip hop serão algumas das atrações dessa edição. Haverá ainda exposições, sarau literário, mostra de filmes e aula de samba-rock. No palco principal, shows da banda colombiana Chocquibtown, do cantor Walmir Borges e de Dona Ivone Lara.
Interatividade é uma das palavras-chave nesse ano, com o público sendo convidado a se expressar em oficinas, bate-papo, desfiles e manifestações culturais. Na Passarela do Povo, os visitantes é que vão ditar as tendências da moda, desfilando com roupas e estilos de penteado próprios. No Palco Alternativo, o espaço estará livre para experiências sonoras e artistas independentes. E no Púlpito da Preta, o microfone ficará aberto para expressão de idéias.
Buscando aprofundar a reflexão e discussão sobre empreendedorismo, pela primeira vez a FEIRA PRETA trará uma série de palestras sobre o tema, ligadas ao Programa Qualifica, promovido pela Pretamultimídia. A idéia é dar subsídios no que diz respeito a técnicas de produção, venda e administração e ao aprimoramento do trabalho de empreendedores negros ou que trabalham com produtos voltados para esse segmento étnico, além de criar uma ponte com grandes empresários.
Mais informações e programação completa em: http://www.feirapreta.com.br/
|