Publicado por: Mariana Felippe, em: 2008-12-11 11:06:54
Visitas: 824
Downloads: 0
Hoje, pela manhã, a policia militar realizou a operação de reintegração de posse da mantenedora da Unisantos, ocupada há duas semanas pelos estudantes, contra o aumento das mensalidades. Com a Tropa de Choque, cães, cassetetes, balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo, retirou os estudantes que resistiram até serem agredidos ee arrastados para fora da sede da mantenedora da instituição.
Cerca de 6 emeia da manhã, a polícia chegou em número gigantesco e isolou toda a Rua Euclides da Cunha, impedindo que estudantes e pais que estavam fora do prédio pudessem entrar. A imprensa também foi impedida de passar de uma barreira cerca de 50m à frente da mantenedora. Assim, não pode registrar a desproporcional ação dos militares, realizada a mando da Diocese de Santos e da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Pela manhã, havia cerca de 30 estudantes acampados. Desses, 25 foram levados para o 7º Distrito Policial.
A NEGOCIAÇÃO COM A REITORIA
No dia de ontem tentamos, novamente, uma negociação com a reitoria e conseguimos ser atendidos. Entretanto, as respostas foram, mais uma vez, evasivas. Foi prometido umaresposta até o fim do expediente de ontem, o que mais uma vez não fui cumprido; simplesmente ignoraram os estudantes, já sabendo que a operação policial estava marcada para a manhã seguinte.
A IGREJA
A reitoria e a Igreja Católica representam a mais genuína hipocrisia. O discurso que se prega nas missas, definitivamente não é seguido pela cúpula diocesana que abusou do seu poder institucional e econômico ordenando que a polícia agrida os estudantes há poucos dias do Natal, data máxima do cristianismo.
Transformaram a Igreja em uma empresa. Obviamente, as universidades e escolas católicas não fugiram à tendência.
A Igreja capitalista que não abre diálogo e usa a violência é uma instituição moralmente falida e deve ser alvo da ação política dos jovens e do movimento estudantil. O CES já iniciou uma ação judicial que irá contestar a legalidade das bolsas compensatórias, que são, não verdade, multas disfarçadas e exigirá a abertura das planilias de custos com a prestação de contas da universidade.
Mais em: www.blogdoces.org, o blog do Centro dos Estudantes de Santos
|