Publicado por: Fernanda Cristina R. dos Santos, em: 2009-02-05 09:53:10
Visitas: 680
Downloads: 0
Do JC OnLine
Os blocos afros da Bahia, estado conhecido por ter um dos melhores carnavais do Brasil, ainda não conseguiram fechar patrocínios para a cobertura dos custos no desfile no período momesco. De acordo com A Tarde On Line, nem mesmo os mais tradicionais, como Ilê Aiyê e Olodum, conseguiram empresas dispostas a investir suas marcas nos grupos.
"Todo mundo adora o Ilê, mas na hora de patrocinar... Mesmo dando visibilidade, há resistência, porque está ligado a uma camada mais popular. Os patrocinadores só têm dinheiro para os blocos de trio", lamenta o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, que completa seu 35º Carnaval.
Já para o presidente do Olodum, João Jorge, esse "racismo institucional" se evidencia no desinteresse de cervejarias, redes de supermercados, lojas de eletrodomésticos, companhias aéreas e empresas da área de telefonia em agregarem suas marcas aos blocos afros. "Há falta de respeito e um desprezo pela população afro-brasileira, a qual deve se educar para boicotar os produtos dessas empresas hostis", diz.
|