Publicado por: Lielle Serafim, em: 2008-12-14 10:31:52
Visitas: 774
Downloads: 0
Falta de postura, uso excessivo de gírias, erros de português e ansiedade podem colocar tudo a perder para o jovem que está à procura do primeiro emprego. Um levantamento mostra que quem disputa as vagas de estágio em grandes empresas brasileiras acerta mais perguntas sobre esporte e cultura, e erra muito as questões de política e economia.
Um levantamento mostra que quem disputa as vagas de estágio em grandes empresas brasileiras acerta mais perguntas sobre esporte e cultura, e erra muito as questões de política e economia
A pesquisa, feita pela Foco Talentos - divisão de estágio e trainee do Grupo Foco ? e pela Entel, aponta que uma das questões mais acertadas pelos candidatos foi sobre quem era um dos jogadores mais bem pagos do mundo. A maioria respondeu "Kaká", e acertou. Também foram campeões de acertos os vencedores e homenageados no Prêmio TIM de música.
Os maiores erros estavam nas questões de política internacional. Metade dos candidatos ? 49,9% ? errou a pergunta sobre a disputa presidencial nos Estados Unidos, e 67,4% não acertaram a questão que tratava do pedido de reintegração do primeiro-ministro francês à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O coordenador da Foco Talentos, Gustavo Nascimento, avalia que, na área de esportes, estavam os maiores acertos, pois é um assunto muito ligado ao jovem, bem como cultura. O levantamento foi feito com 3.111 pessoas, com média de idade de 22 anos.
Falha
A falta de atualização é tida como "fatal" pelos especialistas. A gerente de recursos humanos da Cobra D?Agua, Angélica Arnabá, afirma que os jovens não conseguem responder a questões de atualidades, como o nome do mosquito da dengue. "Nas provas e nas redações, observamos que falta leitura. O acompanhamento do noticiário é muito importante", orienta.
Além dessa falha, especialistas em carreira apontam que, durante o processo de seleção, são comuns os erros de português e o uso de linguagem de internet nas redações.
Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Psico Espaço, Carine Cardoso, o jovem é muito imediatista e se esquece de se preparar. "Eles são muito impacientes, mas, com o amadurecimento, isso vai melhorando", disse.
Por Diná Sanchotene
Interessante isso hein galera. Emprego tá dificil! Então quanto mais preparados estivermos melhor!
No link tem a matéria completa e algumas dicas de especialistas.
http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/a_gazeta/materia.php&cd_matia=481336&cd_site=10211
|