Publicado por: André Lobão, em: 2009-03-25 22:51:10
Visitas: 888
Downloads: 0
Ao encerrar a leitura de “Karl Marx ou o espírito do mundo”, uma biografia do economista francês Jacques Attali. Fiquei bastante reflexivo sobre as ideias e a história de vida de Marx. É impressionante à capacidade de formulação e análise que o filósofo nascido na cidade alemã de Trier, tinha em relação ao desenvolvimento do capitalismo. O que me atentou na obra foi à identificação e contextualização com fenômenos que vivemos hoje, como globalização e crise econômica.
São temas que foram objetos de estudo pela primeira vez há mais de duzentos anos atrás, com conclusões proféticas. O que pouca gente sabe, é que o homem de Trier ganhou a vida exercendo o jornalismo como profissão. Enfim, o livro é uma bela narrativa biográfica e conta de forma condensada o surgimento dessas análises e ideias que nortearam muitas ações políticas, econômicas e pensamentos sociais, que transformaram o mundo.
Não há como negar a importância de Karl Marx e seu papel na história. Não quero aqui fazer proselitismo do marxismo, apesar de ser um simpatizante de uma esquerda, que não sei para onde caminha. Mas não posso minimizar a relevância de seus estudos sobre o capitalismo, como fazem alguns ignorantes e alcoviteiros que defendem o mercado.
PS. Desculpem-me à ignorância, mas necessito conhecer mais sobre a filosofia alemã. Preciso ler Hegel, Schopenhauer e tantos outros pensadores que fizeram do século XIX, o alvorecer do mundo moderno.
|