Fechamento do Lixão de Magé vai prejudicar
cerca de 150 famílias de catadores
No último dia 16, sem nenhum planejamento ou comunicado anterior, os catadores do lixão de Bongaba foram surpreendidos com o aviso da secretaria municipal de meio ambiente, de que o lixão seria interditado já na próxima segunda (20).
 |
Ezaquiel Siqueira, presidente do Sindicato Rural de Magé lendo o Decreto |
 |
Ana Beatriz (a Bia) orientando e informando os catadores |
Surpresa maior foi a dos catadores já organizados na Cooperação Bongaba que, no último dia 17/12, antes da reunião extraordinária para receber a secretária de meio ambiente, Ana Paula, souberam, através da leitura do boletim oficial da prefeitura (foto ao lado), que o decreto que fechará o lixão foi assinado pelo prefeito em 8 de novembro. Ou seja, houve tempo suficiente para comunicar oficialmente a cooperativa e até orientá-los, com certa antecedência, de como se daria o processo, para que pudessem se planejar e não serem mais penalizados do que já são.
O curioso é que, segundo as explicações da própria secretária, esse processo ocorre desde o ano de 2001, mas como as gestões anteriores não cumpriram as medidas apontadas para solucionar o problema do lixão até agora, o município estava sendo multado diariamente.
Fonte: Tribuna Livre
www.aceercommageradiocomunitarianaondafm.blogspot.com