O secretário Albino Rubim reafirmou que a política territorial de cultura será prioridade na sua gestão
Na manhã desta segunda-feira, 28, a deputada Neusa Cadore e integrantes da assessoria do Mandato da Gente foram recebidos pelo secretário estadual de Cultura Albino Rubim. O objetivo da audiência foi tratar de propostas para a cultura no estado através o fortalecimento das políticas públicas para a área.
O secretário fez uma rápida apresentação dos pontos que estão sendo debatidos dentro da proposta de reforma administrativa da pasta, como a criação do Instituto Baiano de Museus, do Núcleo de Culturas do Sertão e a reconfiguração dos 17 Centros de Cultura presentes na capital e no interior do Estado. “Queremos articular as ações dos centros com as políticas territoriais e torná-los espaços mais dinâmicos”. Ele informou que já está em encaminhamento uma articulação com a Secretaria Estadual de Educação para que os Centros possam ser usados como espaços de formação complementar no contraturno escolar.
Em relação ao Projeto de Lei Orgânica da Cultura, que em breve será apreciado na Assembleia Legislativa da Bahia, os principais aspectos são o Plano Estadual de Cultura, cuja elaboração será uma das metas das Conferências Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura esse ano; o Sistema Estadual de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura. Albino solicitou o apoio de Neusa para garantir a aprovação das propostas e sugeriu a criação de uma bancada parlamentar em defesa da cultura, proposição recebida com entusiasmo pela deputada.
Neusa, que tem a cultura como um dos seus principais eixos de atuação, colocou seu mandato à disposição e elogiou a territorialização das políticas culturais. A parlamentar destacou que “a partir desse modelo de gestão e execução das políticas outra dinâmica se estabeleceu na Bacia do Jacuípe, inclusive com impactos positivos para a juventude e as mulheres”. Ela solicitou a continuidade da parceira e defendeu o fortalecimento dessa ação nas outras regiões do estado.
Vandelson Gonçalves, um dos principais articuladores da Cultura da Bacia do Jacuípe e assessor do Mandato endossou as palavras de Neusa. Ele abordou a forma de elaboração do Plano Territorial de Cultura e a execução de três projetos eleitos como prioritários pelo GT de Cultura. Um desses projetos é o Arte-Educação, formação que capacitou 1.400 professores que agora vão aplicar seus conhecimentos nos espaços de ensino-aprendizagem. Vandelson citou ainda como resultado da articulação territorial a aprovação dos planos municipais de cultura em 09 municípios de um total de 14 que compõem a Bacia do Jacuípe.
Dentre as propostas encaminhadas na reunião estão a realização de um encontro entre a Secretaria e o Território do Jacuípe, a fim de debater e dar prosseguimento às propostas apresentadas pelo Plano Territorial, e uma nova audiência a ser agendada com o Superintendente de Cultura, Adalberto Santos.
Por Lourivânia Soares