Olinda a cidade patrimonial cultural da humanidade sediou no último sábado, (13) a maior conferência estadual da ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) do Brasil. O evento reuniu cerca de 50 emissoras de rádios comunitárias de todo o Estado no Hotel Cinco Sóis, beira mar de Olinda. Os trabalhos teve inicio as 08:00 horas da manha encerrando-se as 17 horas.
Marcaram presença no encontro a diretora de comunicação da prefeitura do Recife Dulce Melo, do secretario de imprensa da prefeitura de Olinda e do coordenador executivo da ABRAÇO nacional José Sóter. A conferência teve como o objetivo a elaboração de propostas e a construção de novas ferramentas e mobilização a respeito das rádios comunitárias.
“Pernambuco tem força no cenário nacional por isso precisamos compor a nova coordenação da ABRAÇO/PE e fazer com que a representação estadual saia da informalidade, registrando juridicamente com base no estatuto da entidade nacional”, pontuou Sóter.
A conferência estadual serviu também para eleger os delegados que vão representar Pernambuco no Congresso Nacional da ABRAÇO, que será realizado em Brasília entre os dias 16 a 19 de dezembro.
Uma novidade é que existe uma obrigação da coordenação ter no seu corpo 30% de representação feminina, deixando a visão da mulher mais presente na construção das políticas públicas para a comunicação comunitária.
Para o Coordenador José Sóter, Pernambuco foi o Estado com o maior número de representantes. “Ficamos surpresos com a resposta pernambucana para esse momento e a credibilidade dos que compõe a nova coordenação” disse Sóter.
Por: repórter Gilmar Santos