Em sessão extraordinária realizada nessa quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Vereadores de Conceição do Coité, votou e aprovou o Plano Municipal de Cultura.
O documento foi construído na parceira da sociedade civil com o poder público em novembro de 2010 e passou por adequações em agosto de 2011, na II Conferência Municipal de Cultura.
O documento contém diagnostico cultural do município e projetos a serem executados ao longo dos 10 anos de validade do Plano.
O Plano integra o Sistema de Cultura, política que começou a ser desenvolvida do país, a partir de 2003 quando Gilberto Gil esteve à frente do Ministério de Cultura. O objetivo é organizar e institucionalizar o campo cultural.
Conceição do Coité foi pioneira nessa política, sendo umas das dez primeiras cidades do estado da Bahia a constituir Sistema e elaborar Plano de Cultura.
Por ter sido umas das primeiras a assinar o protocolo de intenção, documento que sinaliza o desejo do município em integrar o Sistema Estadual, o município recebeu um apoio técnico da escola de administração da UFBA para construção do documento.
O Plano que contem o desejo da comunidade cultural, estava parado no executivo desde a sua elaboração e por indicação do vereador Betão (PT), ele foi votado nessa quinta-feira e aprovado por unanimidade.