Dias 1, 2 e 3 de maio de 2015, na AfroEscola Laboratório Urbano (Santo André, SP), acontecerá mais uma edição de nosso encontro cultural que privilegia as oralidades e as africanidades. Serão várias apresentações, oficinas, conversas, feira solidária temática, exposições, conversas, lançamentos, entre outras ações.
Quer participar? Faça contato!!!
Informações, inscrições:
11 4425 4458, [email protected]
www.festivalhadithinjoo.blogspot.com.br
A iniciativa que nasceu em agosto de 2012 e já itinerou pelo Brasil e pelo exterior, deseja valorizar e amplificar a tradição de propagar ensinamentos e entretenimento através da oralidade e do encontro, características que sempre estiveram presentes nas realidades comunitárias africanas e afrobrasileiras. Ao mesmo tempo, tem a pretensão de propor um diálogo contemporâneo entre as antigas e as atuais tecnologias utilizadas para tal prática, apoiando-se em criativas experiências e possibilidades artísticas, pedagógicas e comunicativas.
"Hadithi Njoo" significa "história vem" ou "que venha a história". É uma expressão em suaíle (swahili / kiswahili) utilizada no leste africano - Quênia, Uganda, Tanzânia, Congo - por contadores tradicionais quando iniciam suas intervenções: hadithi, hadithi, hadithi njoo! (história, história, eles dizem, que venha a história, responde o público).
Ação integrante do projeto AfroEscola Itinerante, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural 2014 – Proteção e Promoção das Culturas Negras.