“Cole o seu ouvido nesta obra e poderá ouvir a chegada de novas vozes e ecos ainda distantes...”
Pesquisas relacionadas ao uso do rádio como instrumento fecundo para a comunicação, educação, movimentos sociais e a tecedura de uma democracia. Essa é a temática do livro “Reinvenções do Rádio: Tecnologia, Educação e Participação”, de Guilherme Gitahy de Figueiredo, Núbia Litaiff Moriz e Leni Rodrigues Coelho que foi lançado quinta-feira, 16/08/18, no Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA (estrada do bexiga, bairro de Jerusalém). A entrada era gratuita.
O livro é formado por 14 capítulos e é organizado pelos professores da Universidade do Estado do Amazonas: Guilherme Gitahy de Figueiredo - Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Núbia Litaiff Moriz - Doutora em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos (USC) e Leni Rodrigues Coelho - Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A obra aborda temas diversos do rádio, desde programas radiofônicos de avisos para o interior à Rádio Xibé entre o colonialismo e a tecedura de relações de escuta.
Autor do capítulo três “Programa Radiofônico Avisos para o Interior” Thomas Schwamborn – Filósofo e Diretor da Rádio Rural FM em Tefé/AM, destacou que é muito gratificante poder colaborar com a obra para a literatura local, principalmente, por se tratar de comunicação e educação.
No capítulo oito a obra destaca o tema voltado para “A voz da Universidade: uma voz que se expande através das ondas do Rádio”, de autoria da Doutora Núbia L. Moriz e do Professor Franklin Pantoja Valério.
Já o capítulo nove está voltado às rádios dentro das universidades. Intitulado “Repensando as Rádios Universitárias: perspectivas de interações entre Movimentos Sociais, Rádios Comunitárias e Movimentos de Mídia Livre”, de Doriedson Alves de Almeida - Doutor em Educação pelo PPGE - FACED-UFBA, Ednelson Luís e Fábio Gonçalves, aborda a temática radiofônica inserida no contexto das universidades.
O décimo capítulo aborda “A Rádio Xibé entre o Colonialismo Tecnológico e a Tecedura de relações de escuta”, de autoria do Doutor Guilherme Gitahy de Figueiredo e Pedro Pontes de Paula Júnior – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O evento de lançamento aconteceu quinta-feira, 16/08, no centro de convivência do CEST/UEA, após a Mesa Redonda “Lugar de Fala e Mídia: construindo outras narrativas”, que iniciou às 19 horas.
POR AUGUSTO GOMES