Lixeira Sensitiva:
Vídeo Aula I

Vídeo Aula II
//www.youtube.com/watch?v=biFjGNSb9sY
Apresentação
" O sistema sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais... "
Já são mais de 7 meses de laboratório onde pensamos e nos motivados a cada dia a criar cada vez mais ferramentas que auxiliem a população na proposta de garantir direitos e deveres, facilitados por equipamentos a exemplo da 'Lixeira Sensitiva', e este é um indicativo de que a tecnologia tem o poder de converter dever em prazer. Deste modo é através da diversão e da dinamica que a participação para com a cidadania tende a ser contemplada.
Este dispositivo pensado como um aplicativo, tendo como referencia aqueles criados para smartphones, foi pensado para aderir facilmente aos ambientes mais imagináveis possíveis.
Quer esteja em uma lixeira, ou em um violão, quer esteja em uma alfaia, este aplicativo pretende inserir-se na vida das pessoas de modo em que lhes auxilie e divirta.
Desenvolvido incialmente em um oficina de Arduíno pensando uma cidade mais sensitiva, e tendo como discussão as importantes áreas discutidas em políticas públicas que surgem neste caso provocados a resolver-se em "Internet das Coisas" (Filosofia de cultura de Software Livre), o projeto eletrônico desenvolvido passou a chama-se 'Lixeira Sensitiva'.
Este hadware possui um circuito eletrônico educativo que convida a população a jogar o lixo em suas extremidades.
Desta forma a lixeira agradece com características artísticas como a tocar um frevo, ou dando um muito obrigado, após que o cidadão se desfaz do seu resíduo de maneira correta.
Uma lixeira como esta em nossa interpretação pode surgir nos ambientes sociais das praças, avenidas, escolas, shoppings, escritórios de modo geral.
A existência da lixeira comum fez com que as pessoas a colocassem em suas vidas, mas, essa permanência involuntária, provocou em sua não busca de outros hábitos, ou seja; a tornasse mais moderna a exemplo da ' Lixeira Sensitiva' que surgi indubitavelmente para fechar esta lacuna, causando nas pessoas uma nova descoberta. Mas para que além de só fazer parte; provocar com que as pessoas a enxerguem como um utensílio parte da familiar, por assim dizer, é necessário criar dipositivos a caráter da 'Lixeira Sensitiva'. Esta que incentiva a organização e aprendizagem urbana.
Por este motivo o desejo da equipe LabCEUs (Laboratórios de Cidade Sensitiva) é que esta lixeira agregue nas pessoas o sentimento de que a tecnologia em software livre possa ser semeada a todo instante, modificando para melhor a relação das pessoas com a cidade.
Faça você também a sua Lixeira Sensitiva em:
http://culturadigital.br/labceus