Região do Sisal faz adesão a Campanha Nacional pelo Direito a Educação: Cada Criança e Adolescente tem o Direito de Aprender
A Região Sisaleira da Bahia inscreveu-se durante muito tempo, no contexto de luta em defesa dos Direitos das Crianças e Adolescente e pelo fim do trabalho infantil associado à luta pela garantia da educação pública e de qualidade para todos e todas as crianças. Foi nessa região onde se desenvolveu as primeiras experiências do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em 1997.
Passado aproximadamente dezesseis anos, mais uma vez essa realidade volta à tona, com um diferencial, tem-se a luta pela garantia a educação. Nesse sentido na última sexta-feira dia 06 de Dezembro de 2013, em Conceição do Coité/BA, faz a adesão coletiva da Campanha "Fora da Escola Não Pode!”.
O projeto "Fora da Escola Não Pode" é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desenvolvida em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, desde 2010, com o objetivo de apoiar um amplo processo de mobilização social para enfrentar a exclusão escolar no país.
Entre as ações a ser desenvolvida no âmbito da campanha na Região, é fazer visita casa a casa para sensibilizar os pais/mães para matricular todas as crianças e adolescentes nas escolas e garantir a permanência desses sujeitos nas escolas.
O que se pretende é compreender a educação como o principal caminho para garantia, de uma vida digna e de qualidade, já esse é um dos aspectos apontado na pesquisa feita UNICEF, para não permanência na escola. É importante que cada um de nós possa nos quatros cantos dos nossos municípios, abraçar essa causa/campanha, pois cada criança que entra e permanece na escola, é menos uma criança no mundo das drogas e da violência. Portanto “Fora da Escola não Pode!”
Por: Núbia Silva – Rádio Coité Livre FM