A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2014 a OBMEP comemora a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado. Nessa décima edição o estudante André Luiz Viana Soares que foi aluno da Escola Pluricultural Odé Kaiodê passou na primeira fase da prova e se encaminha para a segunda fase nesse sábado dia 14/09. O aluno é um grande exemplo de que é possível se ter uma educação de qualidade com atividades diferenciadas e didáticas.
O aluno afirma que "tive facilidade na primeira fase, e estou com medo da segunda fase, apesar de ter me preparado no que era possivel, porque estive olhando as provas dos anos anteriores e não é fácil, não é a matemática do dia a dia. Mas essa matemática diferente me anima. Gosto muito de matemática. "
Nem sempre os alunos gostam da matemática, por isso, é importante que haja o estímulo à matéria desde pequeno. A matemática é uma matéria que está presente em vários momentos da vida, ela é fundamental.