Adolescentes e jovens moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoas e comunidades vizinhas participam nesta sexta, dia 17, do Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos, na zona Sul do Rio. Durante toda a tarde, irão debater como garantir o direito à educação, saúde, cultura, segurança... no dia-a-dia de suas comunidades. O Fórum faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa realizada pelo UNICEF, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes na cidade. Em parceria técnica com o CIEDS, o Fórum está sendo organizado pelo Comitê de Jovens da Plataforma.
“Esta semana, celebramos os 25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente. Temos muitos avanços a comemorar, mas as desigualdades dentro da cidade ainda são um desafio. Por isso, ficamos muito animados em ver mais um Fórum acontecendo, pois é essencial garantir espaços permanentes de participação dos adolescentes. Eles têm o que dizer e precisam ser ouvidos. A cidade toda sai ganhando”, ressalta Luciana Phebo, coordenadora nacional da Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF no Brasil.
Estimular e fortalecer a participação dos próprios adolescentes e jovens no debate e implementação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência é uma das estratégias da Plataforma dos Centros Urbanos. A proposta é contribuir com espaços permanentes de diálogo dos próprios jovens e adolescentes com os serviços públicos, nos territórios onde vivem.
Na Rocinha, serão levantadas propostas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida na região. A partir das 13h, jovens e adolescentes irão se reunir em grupos de trabalho temáticos com foco em Saúde, Esportes, Cultura, Segurança, Educação, Empregabilidade, Comunicação e Políticas de Juventude. Às 16h, os participantes irão apresentar os principais pontos discutidos e suas propostas para representantes dos serviços públicos e outras instituições parceiras.
Nos últimos meses, já aconteceram fóruns similares em Manguinhos e na Vila Kennedy, em Bangu.
Sobre a Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação. Em sua segunda edição, de 2013 a 2016, a Plataforma acontece em oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades em torno do compromisso com a melhora da vida das crianças e dos adolescentes.
O encontro ocorre no dia 17 de julho, das 13h às 17h, no Adolescentro Paulo Freire/Clínica da Família Dr Rinaldo De Lamare, Av. Niemeyer 776, 18º andar.
*Fonte: UNICEF