Vamos analisar a principal ferramenta da análise técnica para compreender como se dá o acompanhamento dos ativos e de seus preços a longo de nossos investimentos .
Todo preço passa por um período a qual sofre oscilações correntes mudando sempre sua posição atual. A análise técnica como ferramenta de gestão e administração das empresas e dos ativos que as compõem visa estudar essa repentina mudança por meio de padrões e tendências.
A ferramenta principal utilizada pela Análise técnica é o gráfico, onde se dividem duas grandezas em um eixo horizontal e vertical conforme segue:
A linha que percorre o gráfico representa o preço em uma escala mensal que variou de forma positiva de R$10,00 até R$50,00 reais a longo de 07 meses consecutivos.
Existem modelos diferentes de gráficos como exemplo: gráficos de linhas, barras e candlesticks onde também poderá ser escolhido pelo investidor o tempo gráfico de exibição de cada um.
Os tempo gráficos distinguem a disponibilidade que um investidor tem de acompanhar o mercado de ações, sendo assim um gráfico com espaço de tempo menor é mais indicado para quem opera diariamente e um gráfico mais à longo prazo está indicado para quem acompanha semanalmente ou mensalmente.
Exemplo:
Gráfico Mensal: A escolha do gráfico de candlesticks no período mensal mostrará que cada barra representa as cotações de cada mês para aquele ativo.
Gráfico Semanal: Já o semanal indica que cada barra dentro do gráfico de candle será a variação do preço em uma semana. Indicado para quem realiza operações como swing trade, daytrade, venda coberta.
Intraday: Gráfico diário, que representa a variação dos preços em um intervalo de 60 minutos, 30 minutos até abaixo disso. Esse espaço de tempo representa a mudança do preço na escala de 01 hora, e em minutos indicando a oscilação quase que em tempo real.
A análise técnica permite acompanhar os preços com eficácia e isso nos remete que o domínio dessa ferramenta auxilia em nossas escolhas. Os padrões formados em todos os tempos gráficos mostram um conjunto de informações para a tomada de decisões de forma coerente.