Certamente você que opera e já operou na bolsa de valores deve ter ouvido falar em proventos concedidos aos acionistas.
Dentre os muitos proventos que são disponibilizados para quem é acionista estão: juros sobre capital, dividendos, grupamento, desdobramento, bonificação e o que iremos falar hoje que se refer a subscrição.
O que é subscrição ?
A subscrição é um direito concedido para os acionistas de adquirir mais ações da empresa que possui em carteira com finalidade de aumentar o nº de ações. Para empresa que realiza essa concessão fica evidente a maior captação de recursos junto aos acionistas concedendo a esses prioridade de compra caso esses venham a exercer o direito.
Além disso o acionista pode vender seu direito de subscrição caso não queira adquirir essas ações. Assim os acionistas que não receberam o direito poderão comprar desses acionistas da empresa emissora.
Como saber sobre a subscrição e exercer o direito?
No site da BMF&BOVESPA dentro das informações de cada empresa, pode ser acompanhado em Eventos Corporativos > Subscrição .
Acessando o site www.bmfbovespa.com.br ações/ empresas/ empresas listadas as informações de eventos realizados e a realizar serão verificadas na tabela disponível.
Quando aparecer os campos de subscrição do ativo será o seguinte:
Para que possa exercer o direito de subscrição o método é simples. Basta o investidor entrar em contato com a central de atendimento de sua corretora manifestando interesse na compra das ações que possui o direito, isso no prazo estabelecido pela corretora.
Caso o acionista não queira exercer o direito, poderá então negociar com outros investidores. Basta utilizar o código do direito concedido no Home Broker. Para quem detém ações ordinárias o final do código será 1. Já para quem negociar ações preferenciais o final do código será 2 .
Ex:
Suponhamos que a subscrição seja das ações da Petrobrás. Logo quem tem ações ordinárias, PETR3, para negociar os direitos de subscrição pelo home broker deverá usar o código PETR1. Já os acionistas que detém as ações preferenciais, PETR4, deverão usar o código PETR2. NO home Broker deve colocar venda, quantidade a ser negociada da subscrição, preço e senha eletrônica para envio da ordem. Como se estivesse realmente vendendo suas ações no mercado a um determinado preço.
Deve-se observar que os custos de negociação são os mesmos se tivesse comprando e vendendo no mercado de acordo com sua corretora.