Como etapa no desenvolvimento do planejamento das operações na bolsa de valores nos mecanismos de análise de tendências reais e das forças em que as mesmas são vistas, saber a importância de identificar momentos de divergência dentro de uma configuração ao que o preço se encontra é decisivo no mercado de ações para quem está comprado ou vendido.
Saiba que com a divergência de alta é possível identificar a força de uma tendência em que o preço esteja seja ela de curto prazo, médio prazo ou de longo prazo. A tendência do preço tende a ser respeitada pelos compradores e vendedores do mercado de ações, sendo que em alguns momentos podemos utilizá-la para definir determinada posição seja ela de entrada e saída. A entrada é entendida como momento oportuno para compras com aproveitamento no sentido de valorização do ativo e realização de lucro. A saída já aponta momento de forte queda com ativo em sentido de desvalorização com menor demanda pelos compradores e maior fluxo financeiro de vendas.
Podemos identificar a continuidade dos movimentos, analisando os rastros deixados pela ação junto a um indicador no mesmo sentido. A divergência de alta como definição são observadas quando o movimento baixista de um preço não acompanha o comportamento de um indicador fazendo com que um preço realize um fundo mais baixo que o anterior, sendo que o indicador ainda pode vir a fazer um fundo mais baixo.