Corrupção é um sério problema para 88 dos brasileiros
Em primeiro lugar, na lista dos mais corruptos, estão os Partidos Políticos, om 81. Depois, vem o Congresso Nacional, com 72. Daí, a Polícia, com 70. Além disso, 46 dos brasileiros acham que os funcionários públicos são corruptos. Saiba como fica a nossa situação comparada com a dos 107 países pesquisados pela ONG Transparência Internacional.
...
Ouça bem. Primeiro pelos considerados pela população como os mais corruptos. Primeiro, repetindo, os Partidos Políticos. Segundo, Congresso Nacional. Aqui, 72 por cento acham que sim. Na Rússia, 83 por cento acham isto lá dos políticos deles. Terceiro lugar no Brasil. Polícia, com 70 por cento. Na Rússia, 89. Na Venezuela, 83. No Egito, 78. Na Alemanha, só 20 por cento acham que a Polícia, lá deles, é corrupta. Quarto lugar na lista dos considerados mais corruptos pela população, aqui no Brasil, parece surpresa. São os médicos, os serviços de saúde, com 55 por cento. Depois, o nosso Judiciário. Metade da população acha que é corrupto. Na Rússia, 84. Na Venezuela, 74 e na Alemanha, apenas 20. Que mais?
...
A lista dos mais corruptos na pesquisa da ONG Transparência Internacional é bem detalhada e não dá tempo para falar tudo aqui. Então, rapidinho. ONGs. 35 por cento dos brasileiros acham que são corruptas. Na Venezuela, 53. Militares. No Brasil, 30 por cento acham que têm corrupção. No Egito, 45. Imprensa também está na lista. Brasil. 38 por cento acham que é corrupta. No Egito, 80 por cento. No Japão, 60 por cento. Corrupção nos negócios. No Brasil, 35 por cento acham que tem. Na Alemanha, 60 por cento. Agora, para acabar com a corrupção, quer dizer, com a prosa de hoje, a pergunta principal, pode responder pelo email emconta@ebc.com.br.
- O povo faz ou não a diferença na luta contra a corrupção, hein?
...
81 por cento dos brasileiros acham que sim. Na vizinha Venezuela, 89 por cento também acham que sim. No Japão, 64. Agora, a surpresa final. Acham que o povo não faz a menor diferença na guerra contra a corrupção: na Itália, 62, na Rússia, 56, e na Alemanha, 51 por cento. Prá fechar mesmo.77 por cento dos brasileiros acham que não serviu para nada as medidas tomadas pelo governo.
Então, tá.
Inté e Axé.
Para ouvir a coluna de rádio clique abaixo