Municípios ainda podem aderir ao provab 2013. o prazo de inscrição termina no dia 1º de fevereiro.
Municípios interessados em receber trabalhadoresestudantes do programa de valorização do profissional da atenção básica (PROVAB) podem aderir até o dia 1° de fevereiro, por meio do site do programa, na internet PROVAB2013.SAUDE.GOV.BR.
Até o momento, 421 municípios já se inscreveram. O principal objetivo do programa é complementar a formação médica com a atuação supervisionada na atenção básica de áreas vulneráveis, mais pobres ou no interior do país, e garantir que essa complementação seja valorizada quando o médico for pleitear uma vaga de especialização.// Os profissionais recebem bolsas do governo para atuar durante 01 ano na atenção básica a saúde dos municípios inscritos no programa e selecionados.//
Os gestores municipais serão responsáveis por acompanhar os profissionais durante sua atuação na unidade básica.
Os médicos serão também tutoreados por instituições formadoras, por meio de supervisores remunerados pelo ministério da saúde com bolsas no valor de 3 mil reais. Para garantir a qualidade do serviço prestado, os profissionais serão avaliados, trimestralmente, pelos gestores e pelas instituições, devendo também realizar auto avaliação.
Na primeira edição do provab foram contratados 381 médicos, remunerados diretamente pelas secretarias de saúde, com as quais mantinham o vínculo funcional. Entre os 347 que iniciaram as atividades até 30 de março de 2012, 340 foram avaliados positivamente pela instituição supervisora e pelo gestor local.
Um dos objetivos do programa é a qualificação de profissional pela ação em periferias de grandes cidades, municípios do interior ou áreas remotas.
Para mais informações acesse o site PROVAB2013.SAUDE.GOV.BR.