Tendo como aporte teórico-metodológico o diálogo entre os Estudos Culturais e a Economia Política da Comunicação e dando continuidade ao trabalho apresentado no III Musicom, acerca da relação entre o samba e o rádio, aqui, compreende-se o rádio como uma mídia que possui “linguagem comunicacional específica, que usa a voz, a música, os efeitos sonoros e o silêncio, independentemente do suporte tecnológico ao qual está vinculada” (FERRARETTO e KISCHINHEVSKY, 2010b.). Nesse contexto, explora-se como objeto de estudo, programas de rádio dedicados a divulgar o chamado “samba de raiz”, buscando refletir sobre a construção discursiva voltada para a exaltação da música brasileira “autêntica”, que engendra aspectos culturais locais, e de forte ligação identitária, à cultura midiática e a essa mídia global que é o rádio na internet. Além disso, colabora-se com os estudos que investigam como as novas formas de produção, consumo e circulação musical, viabilizadas pelas NTICs, vem contribuindo para o aparecimento de radialistas, que estão à margem do sistema comercial, pronunciarem suas ideias e divulgarem seus gostos musicais.