Publicado por: Núbia Silva, em: 29/08/2012 - 09:50:04
Visitas: 3541
Downloads: 0
2>O papel da música como eixo condutor em políticas de inclusão social tem ocupado um espaço de destaque nos projetos que buscam, primordialmente, o resgate da dignidade e o pleno exercício da cidadania de crianças, adolescentes e adultos que de alguma forma estejam excluso do convívio social em situação de risco.
2>Estudos específicos apontam o impacto no processo de recuperação da identidade e da autoestima dos envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como eixo condutor.
2>A música apresenta-se então como um importante elemento de formação de
identidade e construção da cidadania onde agentes multiplicadores de cultura assumem o papel de transformadores da realidade social.
2>Nessa perspectiva, o ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica que compreende Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, o importante que essa seja mais um instrumento que contribua para validação de um processo de ensino aprendizagem mais eficaz.
|