A Secretaria da Saúde do Estado de SP fez uma alerta, que pular o café da manhã pode contribuir para o surgimento de várias doenças.
Essa informação vale também para aqueles que citam a correria do dia a dia e trocam o café da manhã por uma coxinha, um pastel ou um refrigerante, no caminho pro trabalho.
O órgão explana que uma refeição balanceada, logo de manhã, ajuda a garantir um bom desempenho do organismo ao longo do dia. E colabora, inclusive, para evitar o ganho de peso e doenças como pressão alta e diabetes, por exemplo.
Afirma, ainda, que deixar de comer reduz a taxa de metabolismo e a oferta de energia e atrasa até o desempenho no trabalho.
Sobre o consumo de café puro, que desperta dúvida em muita gente, a Secretaria comenta que se for moderado, não há nenhum tipo de problema. Pelo contrário, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, a cafeína contribui para manter o estado de alerta e a reduzir a fadiga mental.
A Secretaria coloca à disposição do cidadão, na internet, uma série de dicas para contribuir com quem quer comer bem. O site é o www.meupratosaudavel.com.br.