Com o objetivo de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a Coordenadoria da Mullher de Nazaré da Mata, em parceria com a AMUNAM ( Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e a Secretaria Municipal de Saúde ), por meio das enfermeiras Tatiane Trindade e Elissandra , realizou nesta quinta-feira, 18, uma mobilização alusiva à campanha “Outubro Rosa”, que agregou palestras e exames preventivos na sede da Amunam.
A enfermeira Tatiane enfatizou que o mês de outubro é marcado, em todo o mundo, por um reforço nas ações de combate ao câncer, principalmente os que mais afetam as mulheres, como os do colo do útero e o de mama. “É o momento em que mais chamamos a atenção, com toda a naturalidade, que é possível enfrentar essa doença no momento do diagnóstico precoce, como também alertando sobre os fatores de riscos que podem desencadear tal processo. Nesse sentido, repensar uma mudança no estilo de vida é fundamental para deixarmos bem distante o risco de desenvolver câncer”, explicou.
A campanha “Outubro Rosa” chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), baseada em outro movimento surgido um ano antes, na Califórnia, Estados Unidos, igualmente empenhado em conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.
Durante a palestra foram abordados os principais problemas relacionados à saúde feminina, qualidade de vida e câncer de mama, ressaltando de forma ilustrativa o diagnóstico, as soluções, e os mitos sobre o assunto.
O destaque foi a importância da saúde plena da mulher, que envolve a integridade física e o equilíbrio emocional.
A palestra contou com o depoimento de parentes de pessoas de quem já passou e venceu o câncer de mama.