Durante os dias 26 e 27 de março, Manaus recebeu a oficina de comunicação do Radiotube. Integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, comunicadores populares e jovens estudantes ou pertencentes a movimentos sociais estiveram presentes a este encontro que só foi possível devido ao patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, além disso tivemos as parcerias da Fametro e do CMDCA- Manaus.
Houve muita troca de conhecimento e informação e os participantes puderam conversar sobre direitos da criança e do adolescente, como os jovens são retratados na mídia e aprender técnicas de produção de vídeo por celular. Além disso, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esteve presente à oficina para falar sobre o trabalho feito com crianças e adolescentes em Manaus e quais são os desafios da mídia diante da realidade enfrentada. A palestra foi bastante esclarecedora e depois foi um aberto um espaço de entrevista coletiva para que pudessem tirar dúvidas em relação aos direitos de crianças e adolescentes.
Abuso sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil foram os temas dos áudios e vídeos feitos pelos participantes. "Não tape o sol com a peneira" foi um dos slogans usados, refletindo uma preocupação e uma necessidade bem atuais.
Na hora da despedida da oficina, os participantes puderam falar um pouco sobre o que vivenciaram. "Expectativas superadas, conhecimentos enriquecidos, e a palavra que fica é 'gratidão'", segundo Luiz Altiere, do Grupo Solidário do Jardim Mauá. "Foi uma experiência única", afirmou Letícia Moreira, do projeto Unipop - Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia.
A expectativa é que os participantes possam usar o Radiotube para compartilhar cada vez mais conhecimento. Segundo Katia Brasil, do Amazônia Real, através do Radiotube será possível "visibilizar as questões da Amazônia, uma região tão grande dos nosso país, mas abandonada e esquecida".