Nenhum tipo de material pirotécnico pode ser considerado inofensivo / Foto: Forlan Magalhães
Apesar da tradição, as festas juninas representam perigo para os fãs. O risco de acidentes com queimaduras aumenta consideravelmente devido às brincadeiras com fogueiras e fogos de artifício. Estes últimos constituem ameaça ainda maior, já que, se armazenados ou manuseados de maneira inadequada, podem provocar graves acidentes.
Não é preciso voltar muito no tempo para ter um bom exemplo do quanto a falta de cuidado no manuseio e estocagem deste tipo de material pode ser perigosa. Em setembro de 2009 uma explosão ocorrida numa loja de fogos artifícios localizada na rua Américo Guazelli, na vila Pires, em Santo André, vitimou duas pessoas e feriu outras 12. Além disso, diversas casas foram destruídas e reduzidas a escombros.
“Este acidente foi um exemplo de como pode ser perigoso armazenar estes produtos. De acordo com avaliações realizadas na época, foi constatado que uma grande quantidade de pólvora era armazenada no fundo da loja, o que nunca deve ser feito” afirma Maristhela Marin, professora do departamento de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI.
De acordo com Maristhela, nenhum tipo de material pirotécnico pode ser considerado inofensivo, mas sua origem pode torná-lo ainda mais perigoso. “É fundamental saber a origem dos fogos de artifício que estão sendo adquiridos e só comprar em lojas autorizadas”, orienta. “As crianças não devem nunca ficar perto dos fogos, nem para manusear, nem para assistir. Manusear a pólvora seca e tentar fabricar seu próprio explosivo também são erros que podem ser fatais, pois seu alto poder de combustão pode causar acidentes e queimaduras graves”, completa, projetando que nesta época do ano os índices deste tipo de acidente aumentam em até 30.
Por mais que as fogueiras não estejam mais tão presentes nos centros urbanos, a engenheira também faz questão deixar orientações sobre o assunto. “O álcool liquido não pode ser utilizado para acender a chama, pois também pode causar explosões. O ideal é utilizar produtos feitos com gel e próprios para este processo”, conclui.
Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/348759/fogos-de-artificio-sao-viloes-na-festa-junina/