Na última segunda-feira (10), a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil) lançou o livro ‘Rádios Comunitárias em Tempos Digitais’. A publicação, que teve o apoio da Fundação Ford, reúne uma coletânea de artigos e entrevistas sobre temas que são desafios políticos e sociais para as rádios comunitárias. O evento contou com duas mesas de debate: “Os desafios da Comunicação Comunitária no século XXI” e “Rádios Comunitárias em Tempos Digitais”.
A mesa “Rádios Comunitárias em Tempos Digitais” contou com autores que discutiram o conteúdo diverso e abrangente do livro. Estiveram presentes no debate o pesquisador e associado da Amarc Brasil, João Malerba; a artista visual, ativista e educadora, Bruna Zanolli; e o presidente do Instituto Bem Estar Brasil, Marcelo Saldanha. Além disso, o cooperante internacional da Amarc, Nils Brock, não pode estar presente e enviou um vídeo. A mesa foi mediada por Jaqueline Deister, jornalista da Pulsar Brasil e que também está entre as autoras do livro com uma entrevista sobre telefonia comunitária.
João Malerba além de autor é um dos organizadores do livro. Ele falou sobre o desafios políticos, sociais e tecnológicos das rádios comunitárias e levou dados sobre sua pesquisa de doutorado
Bruna Zanolli falou sobre seu texto “Espectros feministas no panorama de rádios comunitárias e livres” e sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam nos espaços da comunicação e da tecnologia. Segundo ela, é preciso criar estratégias para capacitar e aproximar as mulheres.
Já Marcelo Saldanha levou a temática das rádios comunitárias como provedores de internet e falou sobre como a prática pode contribuir para a sustentabilidade. Ele assina o texto “Rádios Comunitárias – potenciais provedores de internet não comerciais” juntamente com Nils Brock.
Em breve a versão digital da publicação estará disponível para download no site amarcemtemposdigitais.com.br. (pulsar)