Pela primeira vez, o Instituto Federal de Telecomunicações do México (IFT) forneceu a outorga para uma concessão de uso social comunitária. A beneficiada com a nova medida foi uma emissora integrante da AMARC México, da cidade de Hermosillo, no estado de Sonora.
Por declaração pública, o IFT manifestou o caráter histórico da resolução, por permitir que outras iniciativas que defendem a cidadania pelo viés da comunicação sejam reconhecidas.
A AMARC México celebrou a notícia lembrando que a aprovação da concessão social comunitária é fruto de esforços coletivos. A Associação afirmou também que este é um passo a favor da democratização das mídias, para que o espectro rádio elétrico seja ralmente um bem público e não um privilégio nas mãos de poucos.
A organização exige ainda a aprovação das concessões de uso social indígena, o que representa uma dívida histórica com os povos originários que têm lutado por anos sem obterem resultados significativos.
A AMARC reitera que para desenvolvimento de estações de rádio indígenas e de outros meios de comunicação é necessário que o IFT facilite os procedimentos para a concessão de frequências, abrindo novos espaços no espectro de rádio mexicano. (pulsar/ agencia púlsar)