A terra, a cultura e as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas da Amazônia estarão em pauta de 28 de abril a primeiro de maio no oitavo Fórum Social Panamazônico (FOSPA 2017), que ocorrerá na cidade de Tarapoto, no Peru.
O evento é um espaço temático do Fórum Social Mundial e reunirá povos indígenas, movimentos sociais e comunidades tradicionais de nove países da bacia do rio Amazonas.
O intercâmbio de propostas e experiências de resistência dos povos indígenas e a participação da sociedade para pressionar políticas de Estado que levem em conta o respeito pela cultura e pela terra estão entre os principais objetivos do encontro.
No período que antecede o FOSPA, a organização está buscando reunir o máximo de conteúdo audiovisual sobre a problemática socioambiental que a Panamazônia vive. Pensando em ampliar a participação do público foi aberto o Concurso de Vídeos Socioambientais ‘Vamos ao chamado do Bosque’.
As produções deverão ter no máximo 5 minutos e abordar temas como a mudança climática e Amazônia; mulheres panamazônicas – Andinas; soberania e seguridade alimentar; megaprojetos e extrativismo; educação comunitária intercultural; juventude panamazônica andina; identidade cultural e globalização na Panamazônia andina; comunicação panamazônica para a vida e cidades para viver na panamazônia andina.
Só serão aceitas produções enviadas do Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, República Cooperativa da Guiana, Suriname, Colômbia, Peru e Guiana (francesa). Os interessados devem enviar o vídeo até o dia 16 de abril para o seguinte endereço: [email protected].
O resultado parcial, que seleciona os dez primeiros vídeos, sairá no dia 19 de abril na página do facebook do Fórum Social Panamazônico Peru. No final do concurso, dois vídeos serão selecionados, um pelo voto popular e outro pelos jurados. Os ganhadores terão suas obras exibidas nas redes sociais do FOSPA e também durante o Fórum Social Panamazônico em Tarapoto. Para saber mais sobre o regulamento do concurso clique aqui. (pulsar)