Em assembleia realizada na última terça-feira (9), mais de 10 mil professores e educadores de escolas públicas do Paraná decidiram, por ampla maioria, aceitar a proposta de reajuste salarial e encerrar a greve. A paralização durou mais de 70 dias no ano de 2015. Foram 29 dias nos meses de fevereiro e março e os outros 40 dias desde 27 de abril.
A assembleia da categoria foi realizada pela APP Sindicato, que representa os trabalhadores da educação no estado, em Curitiba, com a presença de professores de todo o Paraná.
A recomendação foi que as aulas reiniciassem já nesta quarta-feira (10). O calendário de reposição e os problemas de infraestrutura serão negociados com o governo estadual. De acordo com o presidente da APP Sindicato, Hermes Leão, durante discurso na assembleia, a greve está encerrada mas os educadores continuarão vigilantes e lutando contra a retirada de direitos.
De acordo com Hermes Leão, os professores não venceram na questão previdenciária mas a greve alcançou legitimidade com a população e quem saiu derrotado e desgastado foram os poderes constituídos e o governador Beto Richa (PSDB).
O projeto de lei deverá estabelecer uma regra para os próximos três anos, começando no próximo mês de outubro. (pulsar/brasil de fato)