Começou na última quinta-feira (3), em Mariana, Minas Gerais, o Encontro de Atingidos da Bacia do Rio Doce, que reúne 800 pessoas de diversas comunidades afetadas pela lama da Samarco (Vale-BHP Billiton).
O encontro faz parte da jornada que marca um ano do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015 no distrito marianense de Bento Rodrigues.
O evento, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), também conta com a presença de lideranças políticas, representantes de movimentos populares da América Latina, artistas e religiosos. A programação será encerrada no sábado (5) com uma caminhada em Bento Rodrigues.
O principal objetivo do evento é discutir coletivamente a situação dos atingidos um ano após o rompimento e denunciar a negação de seus direitos pela mineradora. Dentre os relatos apresentados, a negação de direitos e o descaso da Samarco são as reclamações mais recorrentes. (pulsar/brasil de fato)