Nesta quarta-feira (4) ocorrerá uma audiência para discutir as ações racistas promovidas e toleradas pelas Universidades públicas estaduais de São Paulo.
A audiência está sendo organizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Violação de Direitos Humanos nas Universidades Paulistas. A CPI foi instituída como consequência das denúncias de graves violações nestes espaços à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Os abusos, o racismo e outras violações aos Direitos Humanos ocorridos especialmente na Universidade de São Paulo (USP) ganharam repercussão nacional no ano passado. A revelação de estupros, assédios, trotes e outras agressões tem influenciado a opinião pública sobre o papel da Universidade e do seu compromisso ético com toda a sociedade. (pulsar/ negro belchior)