Jovens da Vila Campesina organizaram um acampamento no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, com o objetivo de debater temas ligados à soberania alimentar, energética, direitos dos povos indígenas e o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva do Sistema Política.
O acampamento teve início no dia 3 de julho e conta com jovens do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Além de promover o debate sobre os rumos do desenvolvimento econômico do país, o encontro também tem como pauta a questão da migração de jovens camponeses para a cidade.
Os participantes veem no acampamento uma importante oportunidade para fortalecer a defesa do movimento em prol do Plebiscito Popular. Segundo os jovens da Vila Campesina, a população vai poder decidir sobre o que acha primordial para o sistema político, ressaltando o caráter democrático. A previsão é que o acampamento se mantenha até o dia 10 de julho. (pulsar)