Indígenas de cerca de 105 etnias ocuparam, na manhã desta quarta-feira (16), as cúpulas da Câmara e do Senado, no prédio do Congresso Nacional. De acordo com a Agência Brasil, a Polícia Legislativa acompanhou a ocupação e não impediu a permanência dos índios no local. No entanto, o grupo não tem permissão para entrar na Câmara ou no Senado.
Os índios pedem um encontro com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir a pauta indígena. De acordo com o cacique Babau Tupinambá, da etnia Tupinambá, da Bahia, toda vez que o país vive uma crise política a situação dos povos originários retrocede com relação a garantia de direitos.
Na terça-feira (15), a presidente Dilma Rousseff afirmou durante abertura da primeira Conferência Nacional de Política Indigenista, em Brasília, que o governo federal vai publicar nesta semana decretos com homologação de terras indígenas e reforçou a posição contrária do executivo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215), que trata da demarcação de terras indígenas.
Em seu discurso a presidenta assegurou que dará continuidade a demarcação de terras indígenas. Dilma reforçou ainda que a demarcação de terras deve persistir como prerrogativa do executivo. (pulsar)
*Com informações da Agência Brasil