No última segunda-feira (10), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou um dado alarmante. De acordo com a organização, 175 milhões de jovens em países de baixa renda são incapazes de ler uma frase sequer. Deste número, 100 milhões são mulheres, o equivalente a 61.
Segundo a Unesco, embora tenham ocorrido avanços, apenas 60 dos países atingiram a paridade no ensino primário e 38 no ensino secundário. Nos países de baixa renda os números são ainda piores. Em nível primário somente 20 alcançaram a igualdade entre os sexos e no secundário a taxa cai para 10. A situação é mais crítica nas nações árabes, onde mulheres representam 60 da população que não frequenta a escola.
Para Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, é simplesmente intolerável que as meninas estejam sendo deixadas para trás. Irina ressalta que para garotas pobres, a educação é um dos caminhos mais importantes para um futuro melhor e as ajuda a escapar de um círculo vicioso de pobreza.
A organização afirma que a igualdade de gênero precisa estar no centro das novas políticas educacionais em todo o mundo. (pulsar/revista fórum)