Relatório divulgado na terça-feira (14) pelo Unaids, durante a terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, em Addis Abeba, capital da Etiópia, mostra que as metas para deter e reverter a aids previstas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM 6) foram alcançadas e superadas.
Novas infecções causadas pelo vírus HIV foram reduzidas em 35 por cento e as mortes relacionadas à doença, em 41 por cento. O documento realça a necessidade de reforçar os investimentos e acelerar programas para uma arrancada nos próximos cinco anos com o intuito de colocar o mundo em um caminho irreversível para acabar com a epidemia de aids até 2030.
Segundo o Unaids, que é o programa das Nações Unidas para o tema, a resposta global ao HIV evitou 30 milhões de novas infecções pelo vírus e cerca de 8 milhões de mortes relacionadas à aids desde 2000, ano em que os objetivos foram estabelecidos.
O programa destaca que a resposta ao HIV foi um dos investimentos mais inteligentes em saúde global e desenvolvimento, o que proporcionou resultados mensuráveis para pessoas e para as economias. O relatório “Como a aids mudou tudo – ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança da resposta à aids” mostra que o mundo está próximo de alcançar a meta de investimento de 22 bilhões de dólares na resposta à doença até este ano e que uma ação conjunta nos próximos cinco anos pode acabar com a epidemia até 2030. (pulsar/rba)