Os estudantes que ocupam o Colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva, em Maricá, no estado do Rio de Janeiro, estão fazendo o papel do Governo do Estado. Eles começaram um mutirão e estão reformando a escola, pintando a quadra, muro, portões, portas e fazendo uma limpeza na unidade de ensino.
A ocupação tem apoio do Sindicato Estadual dos Professores (Sepe) e já ocorre há cerca de uma semana. Os estudantes criaram a página Ocupa Euclydes para relatar os dias de ocupação no colégio. Os alunos ainda aproveitam o espaço para denunciar os problemas estruturais da escola, como a precariedade nas instalações das tubulações hidráulicas e elétricas, as carteiras escolares quebradas, assim como o desgaste na pintura de portas, que deixava o colégio com um ambiente desagradável.
Segundo contagem dos próprios alunos, disponível na página da mobilização no Facebook Escolas do RJ em Luta, desde o dia 21 de março, estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro já ocuparam 36 escolas. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) diz que há 30 escolas ocupadas. (pulsar)
*Informações da Agência Brasil e Maricá Info