Pesquisa apresentada na última quarta-feira (20) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5 por cento dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo.
O percentual de 37,3 por cento informou que poderia pagar as mensalidades e 12,2 por cento disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo.
Ao serem questionados sobre o interesse em pleitear uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) – que concede bolsas parciais e integrais, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9 por cento tentariam ingressar no programa, 38,1 por cento não têm interesse no auxílio e 4 por cento não souberam responder.
Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 50,3 por cento dos entrevistados tentariam essa modalidade, 41,4 por cento não tentariam e 8,3 por cento não souberam responder. O Fies é um empréstimo para custear graduação em instituição privada de ensino a uma taxa de juros de 6,5 por cento ao ano. O percentual de custeio varia conforme a renda familiar mensal.
A pesquisa também perguntou aos estudantes o que pensam sobre a proposta de redução de investimentos em educação pelo governo federal. A maioria, cerca de 75 por cento, disse que é contrária ao corte. Sobre a cobrança de mensalidades por universidades públicas, mais da metade, 53,7 por cento, também se opôs à proposta. (pulsar)
*Informação da Agência Brasil