Na madrugada da última quinta-feira (10), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cavalcante e Teresina de Goiás, no município de Cavalcante, no nordeste de Goiás, foi atacado e incendiado, causando a destruição de documentos de 15 anos de atuação da entidade e bens materiais, como impressora, computador, entre outros.
O sindicato avalia que a ação foi uma tentativa de intimidação pelas denúncias de irregularidades no poder público local, em assentamentos, e o descumprimento de leis trabalhistas pelos empregadores.
O secretário-geral do sindicato, Lucimar Rodrigues Araújo, informou que foi feito o Boletim de Ocorrência e a Polícia Militar esteve no local. Segundo o dirigente, a organização nunca respondeu a qualquer ação judicial, trabalha de forma transparente e cumpre o seu papel de entidade sindical e de representação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o sindicato exigiram providências para que os responsáveis pelo crime sejam condenados e indenizem a entidade pelos prejuízos. Araújo ressaltou que a tentativa de intimidação não vai calar a entidade. Ainda não há informação sobre os autores do incêndio. (pulsar/rba)