Mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras e trabalhadoras urbanas irão se reunir neste sábado (7) no município de Itaituba, no estado do Pará para o seminário ‘As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós”.
Segundo a coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região, Raione Lima, o objetivo é articular as diversas organizações das mulheres do Tapajós para refletir sobre os problemas trazidos pelas construções e elaborar uma pauta de reivindicações conjunta.
A programação da atividade é composta de painéis temáticos como políticas públicas, violência contra as mulheres e impacto dos grandes projetos e encerrará com uma caminhada pelas ruas de Itaituba.
Durante o encontro também ocorrerá lançamento do Projeto “Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens”. De acordo com o MAB, o objetivo da iniciativa é fortalecer a organização das mulheres na defesa de seus direitos no contexto de ameaça de construção das barragens do Complexo Tapajós e outras grandes obras, como portos para escoamento de grãos. (pulsar/mab)