No ano em que o Polo da Borborema, uma articulação de catorze sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema, completa 20 anos de existência, sua Comissão de Jovens e a AS-PTA realizam, na quinta-feira (28), na cidade de Remígio, na Paraíba, a primeira Marcha da Juventude Camponesa na Luta pela Agroecologia.
A Marcha reunirá cerca de mil jovens agricultores vindos dos catorze municípios de atuação do Polo. O encontro será um momento de fortalecimento da identidade camponesa da juventude, além de dar visibilidade ao trabalho dos jovens agricultores, suas potencialidades e desafios e promover a agroecologia enquanto modo de vida e modelo de produção de alimentos.
A concentração ocorrerá em um palco montado na Rua Bento Vitório, ao lado da Igreja Católica, no Centro da cidade. O evento começa às oito da manhã com a acolhida das caravanas dos municípios presentes.
Após a recepção, os jovens sairão em marcha pelas ruas centrais da cidade acompanhados de carro de som, faixas, bandeiras e estandartes até a Rua Joaquim Cavalcante de Morais, também no Centro de Remígio.
No local onde tradicionalmente ocorre a Feira Agroecológica do município, além de um segundo palco, acontecerá a II Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa, onde estarão montadas dezesseis barracas para venda e exposição de produtos e experiências dos jovens.
Paralelamente à feira, irão ocorres atividades culturais como capoeira, ciranda, boi de reis, grafitagem e poesia. Estão previstas três oficinas temáticas: aplicação em serigrafia em camisetas, transgênicos (com a realização de testes de transgenia) e reutilização de materiais recicláveis como pneus e garrafas pet para a produção de canteiros horizontais e verticais. O encerramento está previsto para meio dia. (pulsar)
*Informações Assessoria de Imprensa AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia