Na última quinta-feira (10), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime apresentou um levantamento sobre as taxas de homicídio ocorridas no planeta em 2012. Com base nos números fornecidos por 219 países, a conclusão é que as Américas são as regiões mais violentas do planeta. De todos os 473 mil homicídios do relatório, 36 foram registrados na América Norte, Central ou Sul.
O índice de assassinatos nas Américas supera o da África, que contabilizou 31, e da Ásia, que registraram no mesmo período 28. Na outra ponta estão Europa, com 5 e Oceania com 0,3. A liderança das Américas e da África se deve principalmente às taxas registradas na América Central e no sul do continente africano. Enquanto a taxa de homicídios global é de 6,2 por 100 mil habitantes, essas duas regiões têm quatro vezes mais assassinatos.
De acordo com o relatório, quase 750 milhões de pessoas vivem em países com as maiores taxas do mundo. Ou seja, quase metade de todos os homicídios ocorre em países que concentram apenas 11 da população mundial. Por outro lado, três bilhões de pessoas vivem em países da Europa, Ásia e Oceania, onde as taxas de homicídios são relativamente mais baixas.
Ainda segundo o documento, das 30 cidades mais violentas do planeta, 11 são brasileiras. Além de Maceió, que ocupa a quinta posição, também estão na lista Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador, Vitória, São Luís, Belém, Campina Grande, Goiânia e Cuiabá. (pulsar/carta capital)