Mais municípios brasileiros passarão a adquirir produtos da agricultura familiar. Mas, o índice ainda é baixo se for levada em conta a existência de 5,6 mil municípios. Atualmente, 735 cidades de 24 estados estão aptas a operar o novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A agricultura familiar é responsável por 70 por cento da comida que chega à mesa dos lares brasileiros. De acordo com o professor do Centro UnB Cerrado, César Barbosa, há uma grande preocupação com a alimentação feita a partir do uso de transgênicos a médio e longo prazo, causando alterações genéticas, cânceres e deformações.
Recentemente doze prefeituras de estados como Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina firmaram compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para executar o PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea.
Os alimentos são distribuídos às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional – restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos. O pagamento é feito diretamente aos agricultores familiares, por meio de cartão bancário, sem haver repasse de recursos para governos estaduais e municipais.
Movimentos ligados à luta no campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fazem fortes críticas ao modelo do agronegócio, que tem sido priorizado em relação à agricultura familiar. (pulsar/radiogência BdF)