De 17 a 19 de abril, quatro mil mulheres de diversas regiões de Minas Gerais se encontrarão em Varzelândia, cidade do norte do estado, para a realização da Quinta Marcha das Mulheres do Norte. Neste ano, o ato fará parte da Quarta Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.
O eixo temático escolhido é “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”. Além da passeata, o evento contará com oficinas, palestras, debates, feira com produtos agroecológicos e atividades culturais. Os temas centrais a serem abordados serão mineração, agroecologia e reforma política e constituinte, aumentando a participação das mulheres e criando mecanismos para acabar com o Estado patriarca.
O evento começa na próxima sexta-feira (17) na cidade de Montes Claros, onde será realizada uma panfletagem sobre os impactos negativos que a mineração tem causado na vida das mulheres. O objetivo dessa ação é alertar a população sobre a necessidade de implementar outro modelo de desenvolvimento, que seja baseado na justiça social e na sustentabilidade ambiental.
Já no sábado (18) e no domingo (19), as atividades ocorrem em Varzelândia e têm o objetivo de tornar públicas as experiências de auto-organização das mulheres e de construção da agroecologia. A ação será encerrada com uma passeata. (pulsar/combate racismo ambiental)