Na tarde da última quinta-feira (7), uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, no Paraná, deixou pelo menos dois mortos e cerca de 20 feridos. As informações são do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com o MST, seguranças e jagunços da madeireira Araupel participaram da ação, junto com a Polícia Militar.
Segundo o dirigente do movimento na região, que preferiu não se identificar, aproximadamente 15 pessoas foram fazer vistoria numa área ocupada e havia pessoas do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da Polícia Militar. O dirigente afirmou não saber ao certo quantas pessoas de fato estão mortas e quantas estão baleadas porque a polícia não permitiu que os trabalhadores chegassem perto. Caso seja confirmada a informação, a atitude pode caracterizar omissão de socorro.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) afirma que os policiais foram alvos de emboscada, mas confirmam a informação de que dois agricultores sem-terra foram mortos e seis ficaram feridos. Para o advogado da organização Terra de Direitos, Fernando Prioste, apesar dos fatos ainda precisarem ser apurados, a posição da Secretaria é contraditória.
Este cenário reflete parte do clima de tensão que é consequência da luta pelo acesso à terra e contra a grilagem na região. O conflito tem relação com o surgimento de dois acampamentos do MST na região centro-sul do Paraná, construídos nas áreas em que funcionam as atividades da empresa Araupel, exportadora de pinus e eucalipto. O primeiro acampamento, Herdeiros da Terra, está localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu. A ocupação aconteceu em primeiro de maio de 2014 e hoje abriga mais de mil famílias. Ali, elas possuem aproximadamente mil e 500 hectares para a produção de alimentos.
O segundo acampamento, Dom Tomás Balduíno, que teve sua ocupação iniciada em junho de 2014, possui 1500 famílias e fica na região de Quedas do Iguaçu. Ao contrário da outra ocupação, esta possui 12 alqueires de área aberta, sendo apenas nove – cerca de 30 hectares – utilizados para o plantio. (pulsar/brasil de fato)