Na próxima segunda-feira (5) professores federais em greve irão realizar um ato em frente ao Ministério da Educação, em Brasília, a partir das nove horas da manhã.
A manifestação é organizada para marcar a reunião entre o Comando de Greve do ANDES-SN com o Ministro da Educação. O encontro foi agendado no último dia 24 e foi condição imposta pelos docentes para que desocupassem o gabinete ministerial.
O Dia Nacional de Luta e Mobilização pela Educação Pública será marcado por atividades lúdicas como intervenção e performances artísticas de representantes de outros movimentos sociais e também por uma aula sobre o Orçamento da União e Dívida Pública com Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, que recentemente participou do processo de auditoria da dívida da Grécia.
Nesta sexta-feira (2) a paralisação dos docentes federais completa 125 dias, se tornando a mais longa greve na história do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior, superando a paralisação de 2012, que durou 124 dias.
Algumas instituições federais estão retomando as atividades. Na última terça-feira (29), os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiram em Assembleia, que reuniu 576 docentes, pelo fim da paralisação que durou quatro meses. As atividades na UFF retornam na segunda-feira (5) com reposição das aulas. (pulsar)
*Com informações do Andes-SN e Aduff