Mais de 120 países já manifestaram a disposição de assinar o acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) de Combate às Alterações Climáticas. A afirmação foi feita pela ministra da Ecologia francesa, Segolene Royal, na última semana. Para ela, a força do apoio significa que o acordo alcançado em Paris, em dezembro de 2015, pode ser ratificado em Nova York no próximo dia 22 de abril na cerimônia de assinatura.
Quase 200 governos chegaram a um acordo em dezembro, que estabelece a meta de limitar o aquecimento global “bem abaixo” dos dois graus Celsius (2ºC) em relação aos níveis pré-industriais.
De acordo com Segolene Royal, o objetivo inicial era de 100 assinaturas, o que já foi ultrapassado. Porém, o acordo só entra em vigor quando for ratificado por um mínimo de 55 países responsáveis por pelo menos 55 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa.
A Casa Branca garantiu, na semana passada, que os Estados Unidos, como a China, estarão entre os países que vão assinar o acordo em Nova York. A União Europeia também já concordou, em março, em assinar, assim como a Índia. (pulsar/rba)