A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer para os alunos do curso de graduação do próximo semestre duas disciplinas voltadas para o resgate dos saberes tradicionais.
Ao todo serão destinadas cinquenta vagas para os estudantes graduandos da UFMG. Segundo a universidade, o curso sobre Arquitetura e Cosmociência Xacriabá será ministrado pelas mestras Lourdes Evarista e Libertina Ferro, ambas da aldeia Xacriabá de Caatinguinha, da Reserva de São João das Missões, no Norte de Minas Gerais. A disciplina terá como base a construção de uma casa de barro no campus Pampulha e pinturas típicas.
Já o segundo curso abordará a língua Hãtxa Kuĩ (língua verdadeira), os saberes das plantas medicinais, as formas expressivas do Kene Kuĩ (desenho verdadeiro) e o cinema feito pelo povo Huni Kuĩ, do Acre.
O disciplina será ministrado pelo linguista Joaquim Maná Kaxinawá, pelo pajé Dua Bussê, pelo cineasta Zezinho Yube e pela mestra do Kene (desenho) Maria Carlos da Silva Kaxinawá. Os cursos serão oferecidos na terceira fase da matrícula, nos dias 25 e 26 de agosto, na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação. (pulsar)
*Com informações da UFMG